top of page

Óculos apertados? As melhores dicas para uma visão confortável.


Quer sejam as hastes, a ponte nasal ou a armação dos óculos, existem diversos critérios que são cruciais para uma visão ideal.

Os óculos estão pressionando as têmporas, ver se torna cansativo e a ponte nasal é irritantemente desconfortável. O que você faz quando os óculos não se encaixam perfeitamente? No que você deve prestar atenção ao comprar e ajustar seus óculos para garantir uma visão melhor e mais confortável?

Finalmente! Visão perfeita com óculos e lentes perfeitamente ajustados – mas, de repente, as laterais estão pressionando suas têmporas, a ponte nasal está ficando desconfortável ou os óculos estão constantemente deslizando pelo seu nariz. Manter uma visão confortável não depende apenas de ter as lentes certas. Tudo o que as rodeia também precisa ser igualmente bom para que os óculos sejam confortáveis durante todo o tempo e não se tornem irritantes para o usuário. Existem várias maneiras de conseguir maior conforto no uso dos óculos, geralmente sem gastar muito tempo. E aqui vão algumas dicas para um bom ajuste dos seus óculos.

Selecionando a prescrição de lentes correta

Em geral, as lentes finas e leves são mais confortáveis de usar. Lentes de plástico têm uma vantagem, uma vez que podem ser até 50% mais leves do que lentes minerais. Como regra geral, quanto mais leves os óculos, mais confortáveis eles são.

Chega de dor ou incômodo: a ponte nasal ideal para os seus óculos

A ponte nasal é um dos poucos pontos de contato entre o seu rosto e os óculos, o que a torna ainda mais importante no ajuste perfeito dos óculos pelo seu oculista. O fator crucial é garantir que o apoio nasal se assente de maneira "sólida", ou seja, que sua superfície tenha o maior contato possível com o nariz e que esteja posicionado corretamente. Caso contrário, os óculos podem perder a aderência rapidamente. Isso deve ser particularmente levado em consideração na escolha e no ajuste dos óculos com armação de plástico, porque é muito difícil alterar posteriormente a área em torno do nariz nessas armações.

Para óculos com armação de metal, estão disponíveis plaquetas em vários tamanhos e materiais diferentes que podem ser substituídas e ajustadas facilmente. Também nesse caso, o seu oculista estará ciente de todos os aspectos especiais para um ajuste perfeito e terá o prazer de lhe dar mais conselhos em detalhes.

As hastes dos óculos – devidamente ajustadas

As hastes dos óculos devem ser ajustadas ao formato do rosto, de modo que o usuário não sinta nenhuma pressão nas têmporas. Muitas vezes, tal pressão nas têmporas é interpretada erroneamente como uma confirmação de que os óculos estão bem ajustados.

Hastes bem ajustadas devem causar apenas uma ligeira pressão atrás da orelha para evitar que o peso dos óculos carregue sobre o nariz. No entanto, se os óculos estão muito apertados, as hastes "sobem" nos lados da cabeça e a armação desliza pelo nariz.

A propósito, em certas situações as hastes das armações de plástico podem sofrer uma ligeira deformação devido às alterações de temperatura provocadas pelo clima. Se isso causar desconforto, o seu oculista pode recuperar a forma original dos óculos facilmente.

Dicas para esportistas: Pontas e capas de silicone para armações de metal são à prova de água e garantem uma boa aderência e um ajuste ideal, mesmo durante transpiração intensa.

As armações de óculos

Dependendo do tipo de acessório visual necessário, podem ser aplicados dois critérios completamente diferentes para a armação ideal (por exemplo, no caso de lentes progressivas). Como regra prática, porém, o tamanho ideal das armações é uma combinação de dois fatores: a distância interpupilar e o tamanho das cavidades oculares. A parte superior da armação deve ficar abaixo das sobrancelhas e acima do côncavo do olho. Isso oferece a melhor visão, uma vez que as bordas da armação ou as lentes não ficam no meio do caminho.

Para um ajuste bem proporcionado, recomendamos armações que não sejam muito mais largas do que o rosto do usuário e que permitam olhar pelo centro das lentes.

Basicamente, o seu oculista terá prazer em ajudar se seus óculos estiverem "apertados" – ele normalmente faz isso mesmo que você não tenha comprado os óculos diretamente com ele.

Óculos para crianças

As melhores dicas para uma visão confortável.

Confortável e sempre firme no lugar, sem escorregar: uma armação devidamente ajustada também é um dos critérios mais importantes ao ajustar óculos para crianças.

Aqui estão algumas dicas para o melhor modelo de óculos:

• O formato redondo é comprovadamente uma boa escolha para óculos infantis, pois as crianças gostam de olhar por cima da armação e os óculos redondos asseguram um maior campo visual.

• Optando por uma armação de metal, você também tem o chamado "apoio nasal": duas plaquetas de silicone unidas sobre o nariz, proporcionando um ajuste extremamente confortável.

Fonte: Zeiss

142 visualizações
bottom of page