top of page

Cor dos óculos escuros pode ajudar ou atrapalhar na hora de dirigir


Cor dos óculos escuros pode ajudar ou atrapalhar na hora de dirigir

Dirigir contra o Sol enquanto ele se põe ou em uma estrada sem iluminação, durante a noite, pode ser difícil para os motoristas. Mas um tipo específico de lentes de óculos de Sol contribuem para enxergar melhor nessas condições.

Conhecidas como amber (âmbar, em português), as lentes amareladas ajudam os olhos a corrigir uma espécie de confusão que pode às vezes ser causada em nosso cérebro. “Tem coisas a que não estamos acostumados, pois não fazíamos na Idade da Pedra, como dirigir à noite”, explica o oftalmologista Paulo Schor, vice-chefe do departamento de oftalmologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

É aí que entram as lentes âmbar. Elas amenizam o problema, reduzindo a incidência de raios de luz azul. “Assim, enxergamos melhor o verde e o vermelho, então é como se estivéssemos vendo tudo com uma lente melhor”, complementa Schor. O ponto negativo é que o contraste é prejudicado, e isso pode fazer com que algumas pessoas não se adaptem às lentes amareladas.

Olhar colorido Cada cor tem um ponto focal diferente e isso pode confundir nosso cérebro. As lentes amarelas reduzem a quantidade de raios azuis, facilitando nosso trabalho e melhorando a visão.

Proteção Todos os óculos protegem os olhos contra os raios UVA e UVB, não importa a cor da lente. A proteção é feita por uma película transparente, presente em óculos de Sol ou de grau.

Segurança Alguns especialistas afirmam que dirigir com óculos pode ser perigoso em caso de colisão com abertura do airbag. Para reduzir o risco, uma opção é optar por armações flexíveis, sem adereços.

Assista a matéria do AutoEsporte e saiba como escolher a cor certa para cada situação.

23 visualizações
bottom of page